home2.jpg

info

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

silvia ribeiro

arquiteta pela FAU-PUCCAMP, 1983

 

contato

telefone 11 9 9316 6828
email sylribeiro@gmail.com

curriculum /bio

 

silvia ribeiro tem uma carreira multidisciplinar voltada para a criação, com mais de 30 anos de atividades em arquitetura, interiores e trabalhos em sinergia com arte e design. mantém ativo um sistema de interação e cooperatividade, deste modo seu estúdio é capacitado para atender todas as demandas da sua área, incluindo projetos de grande porte. com empenho e responsabilidade desempenha várias tarefas simultaneamente e coordena as equipes ligadas `a sua dinâmica. por sua capacidade de organização frequentemente é convidada para formar e estruturar equipes de arquitetura para seus colegas e empresas do setor e também colaborar em projetos, mantendo uma constante troca de experiências e crescimento.

recentemente, a convite de uma empresa urbanizadora desenvolveu a identidade para a marca e seus desdobramentos, para quem também criou e dirigiu seu departamento de arquitetura em campinas, realizando projetos de edifícios, condomínios, escritórios, residências, pavilhões, shopping center, praças em áreas de preservação arqueológica, vilas residenciais, estandes, etc. somando no período mais de 500 mil metros quadrados de intervenções.

para roberto loeb e associados (atual loebcapote), com quem trabalhou por quase dez anos, destaca os trabalhos da casa del habano e hotel gran meliá/wtc, desenvolvido com jorge gracioso. em 1995 a convite de roberto loeb, criou e dirigiu o departamento de arquitetura de interiores do escritório em são paulo, com destaque para os projetos multibrás (brastemp, consul, whirpool), os dois primeiros poupatempo do estado de são paulo: sé e santo amaro, escritórios brahma sp e rio de janeiro, grupo garantia sp e rio de janeiro, casas pernambucanas, mckinsey, alpargatas, cimento tupy rj e sp, participou dos concursos da fundação getulio vargas- com o segundo lugar e fábrica da natura- com o primeiro lugar. participaram de bienais de arquitetura, realizaram palestras, exposições e publicações diversas.

 

o design faz parte de seu porfolio desde 2002, com projetos de identidade e de webdesign, onde cria produtos exclusivos em sintonia com a identidade de seus clientes, formado por artistas, fotógrafos, arquitetos e empresas institucionais. paulo whitaker, suplicy cafés, tutu galvão bueno, derma master, thcm, roberto alves de lima, vânia mignone, miro martins, lótus arte floral, pele 4all, ligia testa escritório de arte, mila giannini arquitetura, jorge gracioso arquitetura, carmo boaventura arquitetura, elizabeth dorazio, rosangela dorazio, olma, bettina vez guimarães, tutu galvão bueno, valéria menezes scornaienchi, vane barini, alba corte, alvo arquitetura, conepro e olma, vera figueiredo, rosana torralba, lícia chaves, vani caruso estão entre seus clientes.

na área de voluntariado, junto com roberto loeb participou da implantação da sede da ong "minha rua minha casa" em 1994 e da revitalização dos espaços internos do MAC/USP. colaborou com o projeto da sede da ong care brasil e com andré kühl elaborou o portfolio da care para ser exibido na sede da ONU, em Nova York. pelo trabalho com a care em 2003 foi contemplada com o título profissional do ano pela organização do terceiro setor. manteve um blog durante dez anos que recebeu em 2011 o liebster award por conteúdo e estética, através da livre indicação de leitores. para uma entidade voluntária de reiki criou um projeto modular para o projeto de implantação de unidades denominadas "casa de reiki" por iniciativa de seu mestre praxedes leite. os arquivos ficaram disponíveis para consulta e serem baixados gratuitamente durante 05 anos.

em seu estúdio destaca projetos para a care brasil, barcellos tucunduva advogados, candelária advogados, evadren flaibam, nicky yerzeguielian, escritórios do grupo thomasi camargo, hangar e espaço unimep park taquaral, residencia lourenço e arlete thomasi, residência maria do carmo e marcio freitas e thcm.

 
 
 

outras atividades

trabalhou por oito anos com liliana e ernesto tuneu na design store. colaborou com o i.a.b. na II bienal internacional de arquitetura, na campanha "artistas arquitetos", na exposição "o projeto executivo", no apoio ao setor internacional dos arquitetos convidados, nos livros "arquitetura, cidade e natureza" e "projeto executivo" com roberto loeb e jorge gracioso. fez as pesquisas e contato com designers contemporâneos para o livro "movel moderno no brasil" da editora nobel. manteve uma coluna na folha de são paulo apresentando moradias conceituais de humberto campana, rogerio fasano, roberto rondino, pitanga do amparo, donatella berlendis, walter clark, paulo segall entre outros. colaborou com os irmãos campana no desenvolvimento de uma linha de produtos para escritórios chamada split, fabricada pela forma, a partir de um protótipo criado para o projeto dos escritórios da multibrás, em sp.
 

 

créditos e parcerias

Jorge Gracioso, André Kühl, Alexandre Rocha, Carmo Boaventura, Claudia Bicalho, Fernando Milliet Roque, Mila Gianninni, Débora Harue, Marcelo Morato, Clarisse Bognar, Carmen Ribeiro.
Campinas equipe: Renato Catita, Mariana Bertelli, Marina Bento, Giuseppe Filocomo e Giovanni Capelli. Apoio de André kühl e Alexandre Rocha.
Roberto Loeb equipe: Ana Luiza Filgueiras, Carmo Boaventura, Luiz Geraldes, Rodrigo Lopes, Sergina Machado, Mauricio Velloso, Marcelo Morato, Gustavo Calazans.

agradecimentos

Mestre Praxedes Leite, Pofessor Adelino da Rosa, Roberto Loeb, Lourenço Thomasi, Clovis Camargo, Liliana Tuneu.