eu preciso de um site?

Captura de Tela 2017-08-11 às 09.43.48.png

em um encontro com o curador Andrès Hernandez, a pedido dele, criei este pequeno roteiro com considerações sobre como entender o que faz parte de um site para que ele usasse em uma aula de seu curso em Campinas com o tema "portfolio de artista". todos nós, assim como os artistas, precisamos de um espaço virtual para (bem) apresentar nossos trabalhos, tudo muda e se aprimora constantemente e o uso da internet se bem feito pode abrir portas para uma representatividade importante. os itens abaixo podem dar uma idéia básica para quem precisa de um site. quem não precisa?

1

plataforma de hospedagem

a plataforma dá o suporte necessário para nosso design, "recebe" nosso projeto, abre seus códigos para que possamos construir seu site. a plataforma hospeda esse conteúdo, faz o site existir, ser aberto e navegar, cuida da segurança e armazena tudo: imagens, documentos, etc. também faz as ligações diretas e indiretas com algumas redes sociais, cuida do compartilhamento das informações, é como se fosse um hotel.
esse serviço é pago, mensalmente ou anualmente.

2

domínio ou endereço

é o "seu nome", seu endereço, ou a rua onde fica o hotel, ou seja, o caminho para se chegar até o seu site, o "famoso" www.seguido do seu nome e com o lugar de origem (nacional ou internacional). o cliente pode registrar seu dominio internacionalmente, ou no "registro.br" e usar no seu site o endereço que preferir, ou os que preferir, algumas plataformas geralmente aceitam mais de um dominio. o domínio é colocado na plataforma através de uma interface de portas, que fazem com que o site sempre seja aberto quando digitado. assim o site entra no ar!
esse serviço é pago e é anual.
 

ww.jpg
Captura de Tela 2017-09-15 às 09.21.17.png

3

design do site

esse é o site, desenhado e criado especialmente para seu formato, feito para ser hospedado dentro da plataforma. aqui eu entro com meu trabalho: criar conteúdos totalmente exclusivos e diferenciados dentro de um padrão estético que leva e eleva os produtos a um alto nível de qualidade e excelência. projetamos os sites um a um através do mesmo processo que projetamos em arquitetura, criando conceitos diferenciados, valorizando e dando a IDENTIDADE que fará com que o seu produto seja reconhecido como "seu". essa é talvez a melhor experiência da internet: tornar um site o "espelho do seu dono" e trazer credibilidade e reconhecimento. projetar um site é tarefa das mais nobres, pois partimos de um processo subjetivo para chegarmos num resultado em sintonia com os objetivos do cliente. este trabalho está vinculado indiretamente a plataforma e ao dominio, pois o projeto dele e o design conceitual é concebido fora, mas ele é construido dentro da plataforma. porisso escolhemos a plataforma ideal para o momento atual. pesquisamos constantemente aquela que oferece a melhor possibilidade do nosso projeto se realizar e do cliente obter o melhor custo x benefício.
esse serviço é independente.

4

e a rede social?

de modo bem simples: a rede social traz visibilidade, site traz credibilidade.
o site é a referência do nosso trabalho, a nossa carta de apresentação. a rede social é uma ferramenta de grande valia e suporte para nosso meio atualmente. enquanto o site é uma ferramenta institucional, a rede é social, as duas juntas se tornam parceiras para promover o trabalho. muitas vezes a rede nos ajuda a "atualizar" nosso conteúdo, mas lembramos a rapidez e rolagem que faz a noticia de hoje sumir amanhã, para usar bem a rede social é preciso organizá-la. e ela é tão ampla que muitas vezes misturamos estações. cuidados são necessários.

5

atualizações

a atualização do site é feita sempre que o cliente quiser, se sentir necessidade ou conforme a sua demanda. mas uma boa notícia, ELE NÃO FUNCIONA COMO A REDE SOCIAL. um site tem outra característica, ele é um produto institucional, e com isso a velocidade dele geralmente é mais tranquila. de modo geral, os clientes atualizam uma vez a cada ano, ou a cada seis meses ou... (não existe um parâmetro nem uma medida)
esse serviço é pago e equivale a um pequeno percentual do valor do design ou pela hora de trabalho. seja como for, esse valor é muito compatível e previamente avaliado. um dos segredos de um (bom) site é criar um produto que possa trazer algo novo sem precisar atualizar frequentemente, temos trabalhado muito para chegar neste resultado e temos diversos exemplos onde conseguimos movimentar os sites internamente sem acrescentar um único conteúdo e ele parecer sempre renovado, isso é uma cereja no bolo. 

6

um site pode sair do ar?

sim, pode. por vários fatores. como é parte de estruturas independentes se uma delas falhar o site deixa de funcionar e como tem meios de manutenção independentes se por ventura nos esquecemos de pagar um deles, o site sai do ar. outros fatores podem tirar o site do ar e que nem fazem parte desta trilogia: o navegador, aquele que vc entra para digitar o seu endereço, se ele está com algum problema o site não roda... mas pode rodar em outros (ex safari, chrome, firefox, etc..) se a internet está lenta, o site fica idem. a REDE, como se diz, é um universo de estrelas interligadas, e relativamente uma depende da outra. geralmente os problemas são temporários e se resolvem naturalmente, outros não. em minha modesta experiência, sempre aviso aos meus clientes que estamos num espaço virtual que se movimenta e evolui constantemente. enquanto eu escrevo isso novas tecnologias, redes de relacionamento e novas plataformas estão sendo criadas na velocidade da luz.

Captura de Tela 2017-08-14 às 16.25.26.png
Captura de Tela 2017-09-15 às 10.10.04.png
jorge.jpg

7

eu preciso de um site?

...essa pergunta não posso responder de modo genérico. só posso considerar as experiências que eu já tive e tenho nestes 15 anos de convivência com um público muito especial, os meus clientes. veja o que eles dizem a respeito em nossos depoimentos, ou pergunte para mim diretamente.

notas:
estas informações são para obtenção de parâmetros e não contém dados técnicos oficiais, representa o meu modo de ver e a maneira que uso para apresentar meus trabalhos na área de criação.
imagens deste post, vânia mignone, cinthia picelli, interage, jorge gracioso, lotus arte floral, nossos clientes.
silviaribeiro®